matérias Mais!

VOLTAR
2017_VENUS FISIO
11 Out
Os ambientes dos nossos pequeninos
Quais tendências, objetos e texturas são ideais para as crianças?

Começamos Outubro envolvidos pela alegria contagiante do mes dedicado às crianças.  Para homenagea-las vamos falar dos espaços pensados para elas .cada vez mais inseridos nos projetos dos pais.

 Os pequenos vem influenciando as decisões dos papais ,desde a decisão sobre o restaurante a ser escolhido,em função dos equipamentos e comodidades oferecidas às crianças,e na hora de decorar o quarto o mesmo cuidado vem sendo tomado para oferecer um ambiente adequado á idade ao tamanho e ás peculiaridades do habitat infantil.   

A inserção de espaços "kids" e brinquedotecas nos projetos residenciais é hoje em dia uma constante,havendo até publicações especialmente dedicadas ao tema à disposição dos arquitetos e designers . As ideias comtemplam espaços arejados,proximos ás areas de convivio dos pais,permitindo vigilancia constante sem constrangimentos para os filhotes,que podem assim exercer a sua criatividade com segurança e liberdade.

O design desses ambientes deve levar em conta a dinamica da criança,suas prioridades e,com a devida reserva,  seus desejos mais pessoais,para o que não se descarta conversar com o pequeno,mostrando desenhos,propostas, cores,volumes e demais decisões a serem tomadas durante o projeto.

Sendo um ambiente tematico,que vai influenciar a construção da personalidade do morador é fundamental ligar o espaço à natureza,ao respeito pelo sol,aos cuidados com a chuva e o vento,mostrando desde ja que o meio ambiente  é nossa aliado, devendo ser respeitado e incluido nas nossas vidas ,no nosso dia a dia.

Na hora de escolher cores e texturas é fundamental olhar para a natureza e buscar o maximo de elementos presentes do lado fora para dentro do quarto. Assim, o uso de madeira ,hoje reproduzida em porcelanato com absoluta fidelidade, pode passar uma sensação de aconchego sem invadir a criança com cores e combinações muitas vezes agradaveis aos pais mas sem sentido para  os pequenos.  

Outra proposta para revestir parte ou todo o espaço é a grama sintetica.vendida na forma de tapetes,em material atoxico e lavavel,podendo ser usada na parte do espaço dedicado aos brinquedos com bola e peças para montar.

Nas paredes tons claros se adequam á sensibilidade ainda fragil da criança gerando tranquilidade. Sendo o espaço  objeto da infinita curiosidade.de seus pequenos moradores porque não aproveitar para incluir nos revestimentos das paredes algumas peças divertidas,em mosaico ou em cimento,representando figuras geometricas,animais,numeros e outroa itens ludicos e apropriados ao incentivo da percepção por parte dos pequenos.?

De qualquer forma tudo o que pudermos acrescentar ao ambiente para torna.lo instigante,afastando a criança do apego excessivo ao tablet e celular sera util para a formação de uma personalidade proxima dos recursos naturais,das formas geometricas e de fantasias não necessariamente saidas de uma tela de computador.

É isso. Na proxima edição traremos as criações da Casa Cor Rio que traremos diretamente da cidade maravilhosa para você.

Thaila soares 

 



Texto: Thaila Soares | Fotos: Arquivo Pessoal


Comentário
Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)
Mensagem (obrigatório)
Enviar


twitterMais!
facebookMais!
instagramMais!
© Copyright 2014, Mais Magazine. Todos os direitos reservados.